Richard Cantillon, o real pai da Economia

Richard Cantillon, o real pai da Economia
Pensadores da Liberdade

Richard Cantillon foi um economista franco-irlandês nascido em 1680 que pode ser considerado o pai da economia moderna. Em outras palavras, ele já cultivava ideias liberais brilhantes 40 anos antes de Adam Smith. Portanto muitas das teorias econômicas que só tornaram-se conhecidas quase 200 anos mais tarde foram iniciadas por ele.

O economista Murray Rothbard cita Richard Cantillon como um dos primeiros teóricos a separar e isolar o fenômeno econômico. Usando modelos simples, onde, de outra maneira, variáveis incontroláveis podem ser fixadas e essa foi uma de suas maiores contribuições.

Muitos dos conceitos defendidos pelos economistas austríacos já estavam presentes na obra de Cantillon. Por exemplo, o método dedutivo e acima de tudo a importância do empreendedor e a heterogeneidade do capital, apenas para citar algumas.

Devido aos contatos no mercado financeiro e político que Cantillon obteve através de sua família e de James Brydges, Cantillon provou ser um exímio banqueiro, tornando-se em transferências de dinheiro entre Paris e Londres.

A Redescoberta de Richard Cantillon

Apesar de existir evidências de que Richard Cantillon escreveu muitos manuscritos, apenas seu Essai Sur La Nature Du Commerce En Général (abreviado como Essai) ainda existe.

Embora haja evidência que sugere que o Essai teve alta influência no desenvolvimento da ciência econômica moderna, os escritos de Cantillon foram muito negligenciados na época.

Ele foi “redescoberto” por William Stanley Jevons, que o definiu como o “berço da economia política”.

Além disso, o Essai de Cantillon recebeu atenção crescente, devido a Henry Higgs, Joseph Schumpeter, Friedrich Hayek e Murray Rothbard, pois todos eles escreveram sobre o assunto.

Portanto, hoje o Essai é chamado de o primeiro tratado completo sobre teoria econômica, e Cantillon foi se tornou o “pai da economia empresarial”.

Quer saber mais? Assista/Ouça o vídeo acima ou clique aqui: Richard Cantillon, o real pai da economia

Gostou do artigo? Conheça nosso curso de Lógica Formal.

Quer saber mais sobre Ética Libertária?
Acesse agora
o curso de Introdução à Ética Libertária.

Faça parte do clube da liberdade.

Inscreva-se em nosso Canal da Universidade Libertária no Youtube.

Gostou? Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *