Onde fica o Ancapistão?

Pílulas Vermelhas ,

Quero levantar aqui nesse texto um ponto desconsiderado pela maior parte dos libertários. O Ancapistão não vai chegar, jamais existirá algo que propriamente dito terá todas as características de uma sociedade idealizada.

O Ancapistão já existe. O estado é um ente que é incapaz de gerar riqueza ou de exercer efetivamente uma função, como tal, ele jamais poderia ser um ente a ser considerado na análise política como dimensionador positivo da estrutura social.

“A morte do espírito é o preço do progresso”. Com essa frase, Voegelin nos deixava um recado. Toda vez que olhamos para a situação, devemos pensar efetivamente no que ficou pra trás em função do avanço. Ao pontuarmos as diferenças clássicas entre a sociedade real e a sociedade ideal, obviamente enxergamos diferenças claras, vulgo gangue chamada estado.

Mas isso não diz respeito a estrutura primordial da qual a sociedade é feita. Não entender isso, não levar isso em consideração TODA vez que for debater, é entregar um importantíssimo ponto para o adversário: o de propor uma organização social diversa da atual.

[content_block id=242]

Gostou? Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *