As Vertentes do Movimento Libertário: no Brasil e no Mundo

Muitos libertários divergem sobre as modalidades de ação prática possíveis e suas definições. Existe uma diferença significativa entre como essas possibilidades são vistas no exterior (principalmente Estados Unidos) e no Brasil.

A seguir as divisões que enxergo em cada uma dessas geografias. Essa é uma exposição com um juízo de valor intrínseco que pode vir a ser enxergado e criticado como queiram.

Visão Internacional

Fusionismo

Crença na possibilidade de união entre libertários e não libertários em prol de pautas comuns a eles. Começou da discussão trazida por liberais que queriam se unir a conservadores em pautas comuns.

Exemplo: Frank S. Meyer e sua visão sobre a aliança com conservadores contra o comunismo para lançar uma bomba H na União Soviética.

Gente completamente insana e maluca. Mantenha distância.

Gradualismo

Crença na via política institucionalizada como mecanismo de redução do estado.

Exemplo: Ron Paul

Alexandre do Nascimento do Combustível Sem Imposto tem uma frase interessante sobre isso: Existem diversas soluções possíveis para qualquer problema. O problema de votar é que a cada 4 anos estamos retomando às mesmas categorias de ação. Seja lá qual for a solução; não pode ser votar.

Agorismo

Contraeconomia + mecanismos de livre associação em prol da emancipação individual, geralmente nos meios culturais e políticos (fase 2-3).

Exemplo: Crypto + Associação dos Novos Libertários

Ainda a estratégia mais válida, porém com algumas reticências em relação a ausência de mais polos agoristas e de uma cadre agorista propriamente dita. Ainda engatinhando. Menção válida ao Freedom Cells, que se acredita ser a maior ação agorista em curso.

Brutalismo

Argumentação e demonstração do libertarianismo como ele é, em todas as suas excentricidades em relação ao mundo do establishment.

Exemplo: Kathy Shaidle

É literalmente a forma correta de argumentar. YES.

Humanitarismo

Exemplo: Jeffrey Tucker

Tucker está errado.

Purismo

Rejeição total da via política em toda a sua cadeia.

Exemplo: Wendy Mcelroy

A posição antipolítica anda se manifestando por tempo suficiente para ter mostrado que dedicar recursos a outras áreas funcionou muitíssimo mais! Compare os ganhos adquiridos pela invenção do Bitcoin e os ganhos do Libertarian Party – Ron Paul. Decida por si só quem venceu. Leiam o Revolução Satoshi e o Voluntaryist.

Visão Brasileira (mainstream)

Fusionismo

Modo de redução das pautas libertárias em prol de negociações políticas, sociais ou ideológicas.

Exemplo: SFLB, Livres, UJL

Façamos Caucus Anarquistas nessas organizações. É um caminho. Para entender a problemática, leia: Estratégia Libertaria 2 e A Teoria da Estratégia.

Gradualismo

Incluem ações políticas não institucionalizadas como parte do gradualismo, pela sua alta possibilidade de cooptação pelo meio democrático.

Exemplo: Partido Liber

Talvez ele seja melhor, em termos de princípios e fundamentos, do que a própria atuação atual do Libertarian Party, mas parece estranho ainda, visto que parecem ser recursos direcionados a lugar nenhum. Elogios para o projeto educacional deles que, embora eu discorde de todas as opiniões deles, é uma tentativa de por as coisas em termos intelectuais; o Liceu Libertário.

Agorismo

Composto majoritariamente por métodos contra-econômicos e ferramentas tecnológicas de emancipação. Única alternativa prática viável e ética.

Exemplo: Daniel Fraga, Instituto Ágora.

Brutalismo

Exemplo: Paulo Kogos

Não concordo com as opiniões do Kogos sobre inúmeras coisas, mas esse homem com certeza continua a ser um brutalista.

Humanitarismo

Demonstração parcial e flexível do libertarianismo em prol da maior quantidade de adeptos possível. Necessariamente antiético.

Exemplo: Raphael Lima, o Menchevique.

Purismo

Rejeição total da via política em todos os seus formatos, bem como do fusionismo em toda a sua cadeia.

Exemplo: Camila Vargas, SAL, H³

Como podemos ver, existe um acirramento significativo e radical em relação aos métodos aqui no Brasil e eu vou me posicionar num post futuro sobre qual a minha posição nos dois espectros.

Atualização das minhas opiniões foi realizada no dia 16/08/2022. Em live pela Universidade Libertária, a essa altura provavelmente na Odysee.

Um comentário

1. Carmem Luiza Montier

Achei interessante:”E que por muitos dilemas morais entrarem na lei,que ela gerava tantos problemas em relação à violação do direito de propriedade das pessoas.” E no Brasil se vê muito isso.. os políticos invadem ‘propriedades’. Um exemplo:a discussão sobre o cidadão ter ou não ‘direito’ ao porte de arma. Isso é invasão de propriedade: ‘Eles estão discutindo se eu tenho o direito de ter uma arma de fogo pra defender minha própria vida.. Isso não deveria nem ser discutido pois, é claro que tenho direito de possuir uma arma de fogo pra defender minha própria vida. ISSO É UMA INVASÃO DE PROPRIEDADE. O ESTADO USURPA SUA COMPETÊNCIA E TIRANIZA. É PRECISO IMPOR LIMITES AO GOVERNO PORQUE ELE SE TORNA TIRANO.. É PRECISO PROTEGER O CIDADÃO DO DESPOTISMO DOS PODERES.. POR EXEMPLO:’TODA VEZ QUE O JUDICIÁRIO GERA MECANISMOS BUROCRÁTICOS DENTRO DA LEI PRA COLOCAR EM LIBERDADE ASSALTANTES E MATADORES COMPULSIVOS,ELES ESTÃO EXTRAPOLANDO E INVADINDO PROPRIEDADES.. ENTENDEU A TIRANIA DO PODER?É PRECISO IMPOR LIMITES AOS PODERES DA REPUBLICA.